Dica de Leitura

Cultura e Ambiente
Notícias da Floresta em extinção

“As florestas tropicais estão perdendo um campo de futebol a cada seis segundos para o desmatamento”.

É com essa informação da Global Forest Watcher que o veterano jornalista Antônio Paulo Pavone abre seu livro Notícias da Floresta (Editora Penalux), em prenúncio do que vamos encontrar nas páginas seguintes.

O livro é atual ao abordar a questão caótica das políticas ambientais no Brasil e no mundo. Movido por boa dose de indignação contra os abusos cometidos pelo poder econômico contra a natureza, Pavone, especialista no assunto, nos mostra roteiros de desolação em diversos cenários naturais ameaçados de extinção pela cobiça humana.

São denunciados o extermínio da biodiversidade, o massacre dos povos indígenas e quilombolas, a poluição crescente dos oceanos e rios e todo um cenário caótico que confirma a chegada de um novo regime climático.

A reflexão final é que o paraíso terrestre pode estar com seus dias contados, pois o ponto de não retorno talvez já tenha sido ultrapassado.

Notícias da Floresta – Editora Penalux – 176 páginas- R$ 37- à venda no site da Editora (www.editorapenalux.com.br) ou Amazon, Submarino e Americanas.

 

Sobre o autor: Nas últimas décadas, Antonio Paulo Pavone tem percorrido os mais diferentes ecossistemas brasileiros realizando inúmeras reportagens e documentando a biodiversidade. Um dos precursores do jornalismo ambiental no país, conquistou o Prêmio Senac de Jornalismo Ambiental (1996) e Prêmio Abril de Jornalismo Ambiental (2005). Dentre livros e guias sobre o tema, publicou Viagens Verdes (2001) e SP Aventura (2009), e, em parceria com o fotógrafo Araquém Alcântara, A Grande Floresta (2006) e Bichos do Brasil (2008).

Divulgação/Angela Tijiwa

Deixe uma resposta