Descarte sustentável de medicamentos

Como você descarta medicamentos vencidos ou suas embalagens?

Não é exagero afirmar que a maioria das pessoas no mundo ainda ignora o problema ambiental causado pelo descarte incorreto de medicamentos. O simples ato de se desfazer deles no lixo doméstico, na pia ou no vaso sanitário apresenta riscos ao solo, à água, aos animais e consequentemente à saúde pública.

Só para se ter uma ideia, segundo informações do Programa Descarte Consciente – que reúne uma cadeia de cientistas, produtores de medicamentos, farmácias e drogarias – cada quilo de medicamentos descartados incorretamente pode acabar contaminando até 450.000 litros de água.

Grande perigo no descarte irresponsável

E não só isso.  Blisters – aquelas embalagens metalizadas que comportam comprimidos – plásticos, frascos, seringas e agulhas (extremamente perigosas!), que tiveram contato direto com eles também deixam resíduos químicos que podem causar danos aos animais ao revirarem o lixo em busca de alimentos antes da coleta.

Os moradores da Serra, além de medicamentos de uso contínuo, controlado e ocasionais, tanto para a família quanto para os pets, costumam manter uma farmacinha caseira. Sabendo dos riscos de simplesmente ‘jogar fora’ remédios vencidos e suas embalagens, não custa nada levá-los aos postos de coleta disponíveis à população como as UBS, drogarias e farmácias.

O que vem depois dos postos de coleta

Dentro da proposta do Jornal da Serra de engajamento na questão da educação ambiental, é importante saber o que vem depois dos pontos de coleta. Conforme o site e-cycle, objetos como seringas e agulhas são descontaminados em uma usina de tratamento e depois destinados a aterros sanitários. Os medicamentos vencidos geralmente são incinerados, diminuindo o volume dos resíduos e sua periculosidade.

Cabe lembrar que mesmo a incineração exige equipamentos modernos com alta eficiência de filtração e lavagem de gases, mas por enquanto é a melhor opção dos resíduos de serviços de saúde, método também utilizado amplamente no exterior.

Confira aqui o vídeo sobre descarte de medicamentos e suas legislações.

Angela Tijiwa

Deixe uma resposta