Carta ao leitor

O momento pede

O Jornal da Serra da Cantareira se revitaliza focando, como sempre fez, a defesa deste patrimônio natural que merece respeito e proteção. O que tem faltado cada vez mais por aqui.

Você já chegou em um lugar e topou com a porta se fechando porque não cabia mais ninguém? É o que deveria ser na região da Serra. Mas as pessoas insistem, já que a atual gestão de Mairiporã, município que abrange a maior parte da Cantareira, tem incentivado o turismo e, de olho em mais arrecadação, contribuído para destruir este patrimônio natural. Caminho suicida. Porque esse tipo de turismo maquiado de ‘ecológico’ não cabe nesta floresta já tão ameaçada.

A Cantareira tem sido devorada no solo, por fora, por dentro, e pelo céu – aviões que atormentam e poluem. Comércio que se intensifica, desmatamento, adensamento populacional, tráfego intenso e perigoso, atropelamento de animais silvestres, e acidentes, em vias que não comportam tanto movimento. Mais violência e bandidagem.

O Capitão Dezervich, comandante da PM em Mairiporã, assim se manifestou na reunião do Conseg em 8 de dezembro, agorinha: “eu teria medo de morar na Serra”. Não seria um adendo para que o Portal da Serra recebesse a atenção que todos merecem?

Por aqui, as condições ambientais estão se deteriorando e vão levar a sobrevivência dos seus habitantes naturais ao limite. É como cortar o galho em que se está sentado…

Localizada entre SP, Guarulhos, Caieiras e Mairiporã, a Serra está como um pobre cão de vários donos: descuidada e com futuro temerário. Mas nós do time do JS, assim como nossos leitores, vamos arregaçar as mangas e nos unir em defesa deste pedacinho da Terra tão frágil e ameaçado. Você vem junto?

Isabel Raposo

Deixe uma resposta