O que é mindfulness?

 

Vivemos num mundo tão agitado que nem nos damos conta dos nossos pensamentos, das nossas emoções, do nosso próprio corpo!

Autocuidado? O que é isso? Sem tempo para nada, como vou cuidar de mim mesmo/a se mal tenho tempo para tomar um banho? Vou dormir já pensando no que vou fazer amanhã, nas contas que vão vencer!

Estamos sempre no amanhã ou no ontem, lembrando das nossas tristezas, mágoas e decepções, e nem percebemos que dificilmente aproveitamos o agora! Daí o corpo grita, a mente enlouquece, e a gente envelhece!

Somos condicionados a viver assim, mas tudo pode melhorar sempre! Se continuar fazendo o que sempre fez, vai continuar com os mesmos resultados.

Tá cansado/a? Tá de saco cheio? Não aguenta mais essa vidinha? Quer sair do buraco e não sabe como? Quer que a vida mude e se pergunta por que só com você acontecem certas coisas?

Se tiver vontade e tomar a decisão mais coerente para seguir o desejo de mudar tudo isso, o pensamento daqui por diante é:

Se Eu quero, Eu posso, se Eu posso, Eu faço!!!

O método?

É simples, é rápido e é barato, ou melhor ainda, sem custo nenhum.

Voltando à pergunta inicial para dar a resposta:

Mindfulness é parar, relaxar, respirar, ficar no aqui e agora por alguns minutos.

Esta prática diária leva poucos minutos, e a constância tem benefícios inimagináveis, a consciência do próprio corpo, do ritmo da respiração, dos sentimentos, e pensamentos começam a ter clareza. Com eles a descoberta de que só podemos atuar e interceder com eficiência no “Grande Agora”, e mais ainda, de que as nossas escolhas e decisões com consciência determinam um amanhã de acordo com nossa própria criação.

Na correria do dia a dia fazemos escolhas sem consciência, não nos damos conta de que estamos determinando os resultados; quando fazemos paradas para pausas constantes vamos ganhando lucidez e clareza do que somos e do que queremos para nossa vida, trabalho, família, saúde, prosperidade e o que mais estiver precisando de atenção.

Pode ser que você queira experienciar um pouco deste momento de parada e reflexão! Se estiver disposto/a procure um local onde não será interrompido, e vamos lá!

Exercício breve para autocuidado

Sente-se confortavelmente com os pés no chão, coluna ereta e mãos sobre as pernas.

Respire profundamente até encher todo o pulmão de ar, sinta a temperatura do ar que entra, solte devagar e perceba que o ar sai mais aquecido. Vá respirando profundamente por mais três vezes.

Agora preste atenção ao ritmo da sua respiração normalmente, sem tentar controlar, perceba se ela é curta ou longa, suave ou profunda, fique aí por alguns segundos.

Leve sua atenção aos seus pés apoiados no chão, sinta as partes do seu corpo que estão apoiadas na cadeira ou onde estiver sentado/a.

Leve a atenção ao seu coração batendo, fique aí por alguns segundos, depois pergunte-se:

O que estou sentindo agora?

O que meu corpo quer me dizer?

Preste atenção à primeira palavra ou sensação que vier.

Volte a atenção novamente para a sua respiração e vá fazendo movimentos suaves com pés, mãos, quem sabe uma gostosa espreguiçada e sinta- se pronto/a para começar seu dia ou para dormir profundamente.

Se quiser saber mais agende um atendimento online ou presencial, estarei te esperando com um delicioso chá!

Marya do Carmo Thomazette
mcthomazette@gmail.com

Instagram: maryadocarmoterapias

Deixe uma resposta